Display

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

SANTUÁRIO DO DIVINO PAI ETERNO. - TRINDADE - GOIÁS

(Entrada da cidade - Foto Celina Missura)

Em Trindade - denominada nesta época de Barro Preto - por volta de 1840 foi encontrada uma pequena imagem de barro, em formato de medalha, representando a Virgem Maria sendo coroada pela Santíssima Trindade em uma olaria de propriedade de Constantino Xavier Maria. Essa medalha foi considerada miraculosa e deu início a uma romaria até o local onde foi construído uma igreja para abrigar tal artefato. Ao longo dos anos diversas pessoas se juntaram próximo a essa igreja formando um vilarejo onde a economia dependia dos fiéis.

Dom Eduardo Silva, Bispo de Goiás, esteve no Distrito de Barro Preto em 1891 e nomeou como administrador do Santuário o Pe. Francisco Inácio de Sousa para que novenas fossem conduzidas por sacerdotes e acabar com a exploração indevida dos fiéis antes da instalação, no povoado, de uma Congregação religiosa para conduzir a romaria ao Divino Pai Eterno.

Aconteceu, em 1897, um conflito entre fazendeiros e redentoristas, a revolta foi encabeçada pelo fazendeiro Cel. Anacleto Gonçalves. Os conflitos seguiram nos anos seguintes quando Dom Eduardo fez uma portaria estabelecendo regras para a romaria que desagradaram os líderes da subversão. Mas os moradores viram as dificuldades de continuar a romaria. Os revoltosos pediram perdão ao Bispo e a romaria de 1904 foi feita com a presença dos redentoristas na cidade.

Turismo

O Turismo Religioso e a Industria de Confecções movimenta a economia, outro ramo que se desenvolve atualmente é o Hoteleiro, e o ensino superior contando com as Faculdades e Colégio Aphonsiano, Faculdade União de Goyazes, e o Polo da Universidade Estadual de Goias UEG.
Alguns dos principais símbolos e atrações turísticas da cidade são:

  •  Religião


  (Fotos Celina Missura)

É considerada a capital católica do estado. As novenas têm início nove dias antes do primeiro domingo do mês de julho. Nesta ocasião, ocorre uma romaria com afluência de centenas de milhares de turistas e devotos do Divino Pai Eterno.

Povo

De imigração predominantemente da região do Triangulo Mineiro, tendo em suas raízes grande cultura trazida de Minas Gerais e Portugal. Suas raízes vem de Famílias como: Monteiro, Costa, Melo, Alves, Carvalho, entre outras.

Povo bonito e de prosa fácil, amistoso e acolhedor, pronto para receber os visitantes chamados romeiros pela vinculo com a fé a quem vem a Trindade. O tipico cidadão Goiano de cabelos lisos e de cor castanho escuro, de olhos castanhos ou verdes, e a beleza da mulher Goiana já a muito afamada do Ocidente ao Oriente.

Nenhum comentário: